O implante contraceptivo  

Editor HTML Online
Implante anticoncepcional

 

O QUE SÃO IMPLANTES ?

O implante subcutâneo com progestagênio (etonogestrel) é um contraceptivo hormonal de ação prolongada. Tem a forma de um bastão, é inserido abaixo da pele (subderme), na face interna do braço não dominante, de 6 cm a 8 cm acima do cotovelo, no sentido vertical, e permanece inserido por três anos, sendo depois removido.

Todos os implantes subdérmicos para uso clínico em humanos utilizam progestagênios. Estes métodos oferecem uma boa opção anticoncepcional para mulheres que têm contraindicações para métodos hormonais combinados.

 

OS IMPLANTES CAUSAM MUDANÇAS DE PADRÃO DE SANGRAMENTO MENSTRUAL?

É previsível a ocorrência de mudanças de padrão de sangramento menstrual durante todo o período de uso do implante contraceptivo. O padrão de sangramento mais comum é o sangramento irregular, que ocorre em aproximadamente um terço das usuárias do método, seguido por amenorreia (ausência de menstruação). O sangramento prolongado e o frequente são mais raros. Os distúrbios menstruais são a principal causa de abandono do método. Na minha experiência profissional muitas pacientes demonstraram insatisfação com este método devido a escapes menstruais.

 

O IMPLANTE CONTRACEPTIVO TRAZ BENEFÍCIOS SECUNDÁRIOS PARA A SAÚDE?

Os benefícios não contraceptivos do implante são a redução da cólica menstrual e da dor pélvica crônica, com congestão pélvica e de endometriose sintomática.

Uma vez que atuam como inibidores da ovulação, estariam relacionados com uma menor incidência de gravidez ectópica. O risco de doença inflamatória pélvica também se encontra reduzido em relação a não usuária.

Na minha opinião pessoal o DIU de cobre ou o medicado são opções melhores do que os implantes.



O dispositivo a ser implantado


A forma de implantação com a área previamente anestesiada (anestesia local)


A área ideal para a implantação







Fonte : FEBRASGO > http://www.febrasgo.org.br/site/wp-content/uploads/2014/09/MAE-Contracepcao-de-Longo-Prazo.pdf